Cachoeira





Cachoeira é um município do estado da Bahia, que esta situada às margens do Rio Paraguaçu. O desenvolvimento econômico da região a partir do século XVIII foi por meio do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no Rio das Contas e a intensificação do tráfico pelas estradas reais e da navegação do Rio Paraguaçu.



Entre o século XVII até o início do século XIX, a cidade de Cachoeira exerceu um papel muito importante na economia baiana, atuando como entreposto comercial, fazendo a ligação entre as regiões situadas entre o Sertão e a cidade de Salvador. Dali partia e chegavam mercadorias tanto para Salvador como para os vilarejos situados mais a oeste do recôncavo. Quase toda produção agrícola e animal que provinha do sertão e de outras regiões próximas, tendo como destino a capital baiana passava por Cachoeira, já que a forma mais rápida de transportar essas mercadorias até os seus destinos era por vias fluviais e marítimas. Cachoeira era “a principal sede da partida e chegada do maior tráfego comercial da província da Bahia” (SANTOS, 1998).


A ligação entre Cachoeira e a Casa da Ponte se dá pelo comercio de gado e agricultura pois a Casa da Ponte mantinha em Rio Pardo cinco fazendas de criação de bovinos e de equinos, nas quais era utilizada a mão-de-obra escrava desta forma foi desenvolvida uma economia baseada na agricultura e na criação de bovinos, que atendeu ao abastecimento alimentar e à demanda da atividade artesanal pelo couro.



 Deste modo Cachoeira sempre foi importante para o comercio de mercadorias do Sertão para Salvador, tanto pelo transporte marítimo quanto pela ferrovia que passa dentro da mancha urbana de Cachoeira. Naquele período, a cidade de Cachoeira, segundo Santos (1998), em 1959, ocupava a quinta posição na estrutura hierárquica da rede urbana do recôncavo e era considerada uma capital sub-regional.



Por causa da construção das Estradas de Ferro, as estradas reais deixaram de ser a via principal para os transportes, e por causa disso Cachoeira perdeu muito de sua importância econômica.

Com isso durante décadas Cachoeira caracterizou-se por ser uma cidade repulsora da população economicamente ativa, devido a diminuição das oportunidades de emprego e renda na região.

Comentários

  1. Uma pena que uma cidade com um potencial de valor econômico tão grande passa por esse período de decréscimo constante, que ela possa se reerguer e torna-se um polo econômico ainda mais interessante, e assim gerar benefícios para toda a região.

    ResponderExcluir
  2. Cachoeira é uma cidade em desenvolvimento, mas que ainda guarda aspectos de uma cidade interiorana e histórica. Suas festas juninas são consideradas uma das melhores da Bahia, e é famosa pela produção de seus licores. Lá também é organizada uma feira que vendem produtos variados, entre estes produtos artesanais e típicos da região, conhecida como a Feira dos Caxixis. Recomendo a visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário